Google
 

8 de dezembro de 2011

Como verificar e remover IQ Carrier do Android

IQ Carrier
O IQ Carrier tem sido assunto do dia, o que é o IQ Carrier? É um software inicialmente criado para que as operadoras pudessem dar suporte de forma eficaz aos seus utilizadores. No entanto tem sido distribuído por alguns operadores de telemóveis de forma abusiva, registando tudo o que é escrito no telemóvel, sites e sms's, enviando de volta essa informação para os fabricantes/operadoras. Digo abusiva porque se não o fosse, não teria o comportamento de um "rootkit" e haveria alguma informação para que o utilizador aceitasse de alguma forma os termos de operação desse software e deveria ser possível desinstalar o mesmo de uma forma simples.
Para confirmares se o teu Android é afectado por este problema, deves usar este utilitário Logging Test App e executar o teste "CIQ Tests" como fiz no emulador, se apresentar como na imagem a seguir (retirada do emulador android), o teu Android parece estar limpo do IQ Carrier.

Se existir IQ Carrier a aplicação permite remover, mas é necessário doar 1 dólar ao autor para ter essa funcionalidade desbloqueada. Não sei até que ponto ainda se consegue adquirir a chave para este programa, pois estava disponível no Android market, mas entretanto foi removido e os criadores do IQ Carrier estão a tentar processar o autor deste utilitário (TrevE).
Uma forma alternativa mas com mais risco de não ter o IQ Carrier, é instalar uma rom cyanogenmod no teu telemóvel, mas exige mais conhecimentos e sérios riscos e perdes a garantia do telemóvel.
No modelo HTC Sensation que uso para fins profissionais e devidamente actualizado, o IQ Carrier não está activo nem vejo vestígios dele.

Artigos relaccionados por categorias



Sem comentários: