Google
 

21 de outubro de 2007

Como optimizar o Storage Card

Cheguei a experimentar vários programas existentes para este efeito, mas fiquei descontente com os resultados e cheguei mesmo a perder dados do cartão.
Resolvi então, partindo de alguns pressupostos, experimentar o que aqui partilho, tendo ficado bastante satisfeito com os resultados.

Atenção, apesar de eu não ter perdido dados, antes de tentarem fazer o mesmo devem ter uma cópia de segurança, pois há sempre riscos!

Programas necessários:
Para o pc: JkDefrag - um dos utilitários de defragmentação grátis mais completos e eficazes que há
Para o pocket pc: WM5torage - um utilitário grátis que transforma o storage do Pocket PC num disco USB (como se de um pen disk se trate)

1. Depois de devidamente instalados, vamos fazer com que o Storage Card seja visível no pc como um disco USB, para isso colocar o Pocket PC ligado ao PC e executar o WM5torage; escolha dsk1/SD Memory Card e restantes opções tal como na imagem que se segue e clique em activate:


nota: se o seu pc tem forma de ligar directamente o SD card, pode optar por isso em vez do WM5torage.

2. Depois de efectuar o descrito no passo 1, deverá aparecer um USB disk adicional no pc (no meu caso como disco E:), então podemos efectuar a defragmentação/optimização do SD Card. Para tal executar a partir duma linha de comandos onde existe o programa Jkdefrag:
jkdefrag E:
(deverá substituir E: pela letra do disco que aparece no Windows!!)

Aparecerá uma janela que mostra a deframentação a correr, este processo não deverá ser interrompido desligando o cabo de ligação ao pc, pois poderá causar a corrupção dos dados do SD card.

Já agora deixo uma dica adicional para o pc: é boa ideia optimizar desta forma os discos, o Jkdefrag tem um screensaver que vai optimizando o disco quando este entra em funcionamento - muito útil, grátis e dos poucos que corrige a alocação do MFT (quando um disco fica cheio, esta zona é usada para dados e mesmo que se apaguem dados nunca fica liberta - este programa corrige essa situação) ;-)

Artigos relaccionados por categorias



Sem comentários: